Cadastre aqui seu email e recebe nossos informativos
Novo Canal de Atendimento (11) 983982104
AGNI - Vendendo em Tempos de Crise

GESTÃO E VISÃO ESTRATÉGICA DA ÁGUA NAS EMPRESAS

DATA DE REALIZAÇÃO: 15 de Março de 2017

A gestão estratégica dos recursos hídricos nos negócios é uma importante ferramenta para o setor empresarial tendo em vista a crescente demanda por este recurso vinculada à escassez de água.  No contexto atual, também é crescente a preocupação das empresas em relação aos processos que fazem o uso da água e/ ou possuem dependência do recurso, a partir do momento em que a água deixa de ser abundante e passa a ser um recurso limitado, onde eventos críticos podem proporcionar demandas superiores à oferta. Fazendo-se necessário à incorporação de novas variáveis nos aspectos decisórios da companhia juntamente com os processos de gestão estratégico da água.

O recurso “água” pode ser um fator limitante à processos e atividades, ele pode representar riscos aos negócios, e as operações envolvidas nos processos produtivos da empresa. O risco em sua definição corresponde a um cenário adverso que pode afetar a capacidade de uma organização em atingir os seus objetivos estratégico, por isso seria uma boa prática identificar, quantificar e gerenciar os riscos associados, ao uso do recurso água ao longo da cadeia produtiva e dos seus negócios. O processo de gestão desses riscos pode culminar em atividades que visem minimizar ou até mesmo invalidar possíveis impactos na cadeia dos negócios. Da mesma forma essa análise pode propiciar a identificação de novas oportunidades de negócios, através da identificação de medidas mitigadoras.

Através desse processo de gestão estratégica em relação à água, as empresas começam a entender os desafios e riscos inerentes a sua operação e da sua cadeia de valor, preparando-se assim para enfrentar dificuldades relativas a cenários mais comuns de escassez de água. 

Em 2012 foi realizada uma pesquisa com 141 CEOs das principais companhias do mundo e 65% deles concluíram que a escassez da água é muito importante para seus negócios podendo impactá-lo em 78% até 2022 (PwC 2012). Instituições financeiras como fundos de investimentos, agências de classificação de risco, seguradoras e mercado de ações passam gradativamente a incorporar elementos de segurança hídrica em seu portfólio de avaliação de riscos. A regulação do mercado, combinada com o estabelecimento de políticas públicas e instrumentos de gestão, como a cobrança pelo uso da água, são vetores cada vez mais presentes nas preocupações das empresas.

1. OBJETIVOS

  • Ensinar aos participantes diferentes ferramentas para um planejamento, visão e gestão estratégica da água nas empresas;
  • Abordar temas relacionados a gestão pública e privada da água, demonstrando que é importante uma abordagem mais ampla, em que não só os possíveis impactos ambientais sejam avaliados, sendo necessário o mapeamento, a identificação e análise dos riscos associados ao recurso água e os negócios da empresa; Utilizando-se de instrumentos/metodologias que proporcionam essa visão e abordagem mais ampla na empresa;
  • Prevenir para potenciais crises resultantes de disponibilidade, qualidade ou fornecimento de água, minimizando riscos e identificando oportunidades, prevenindo para potenciais crises resultantes de disponibilidade, qualidade ou fornecimento de água;
  • Entender os desafios e riscos inerentes a operação e cadeia de valor das empresas, preparando-se assim para enfrentar dificuldades relativas a cenários mais comuns de escassez de água.

2. CARGA HORÁRIA

08 horas

3. PÚBLICO ALVO

Empresários, e especialistas ambientais, Gerentes e engenheiros de projetos.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Cenário atual da água no Brasil e no Mundo
    • Água: valor para a vida e para os negócios
    • Panorama mundial da água e o cenário brasileiro
  • A Gestão da Água
    • A gestão da água a nível macro, meso e micro
    • A gestão integrada: gestão pública e privada
  • Gestão Estratégica da Agua nas Empresas
    • Análise de Riscos
      • A água e negócio
      • A análise e gestão de riscos
  • Planejamento e Diretrizes para Gestão Estratégica
    • Diretrizes para a gestão estratégica da água
    • Ações mitigadoras e oportunidades
  • Cases e histórias de sucesso
    • Macrotendências em gestão da água pelas empresas, através de um benchmark nacional e internacional

5. METODOLOGIA

Estímulo ao debate após a apresentação dos conceitos, reforçados com exercícios, cases, vídeos e notícias, de forma a reforçar a absorção do conteúdo pelos participantes.

6. INVESTIMENTO/INSCRIÇÕES

Consulte-nos sobre condições de pagamentos e Clique para obter o valor do investimento


© 2015 Agni Educação Corporativa - Todos os direitos reservados.

Agni - Contato

Acompanhe-nos e veja nossos lançamentos e informativos de educação corporativa.


Linkedin Facebook