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AGNI - Desenhando a Empresa de Amanhã

MELHORES PRÁTICAS NA GESTÃO DE FORNECEDORES E TERCEIROS – Due Diligence, Riscos e Compliance

DATA DE REALIZAÇÃO: 15 de Agosto de 2017.

CONSIDERAÇÕES

Diante dos cenários atuais no ambiente de negócios, as questões relacionadas à transparência, gestão de riscos, controles internos e compliance não podem ser deixadas em segundo plano, sobretudo no que se refere à gestão de terceiros (fornecedores, prestadores de serviços, agentes intermediários e associados).
Nesse sentido, é imperativo gerenciar o relacionamento com terceiros de forma madura e profissional, independentemente do porte ou segmento de negócios, de modo a prevenir os chamados custos de non compliance pela organização, tais como multas, restrições operacionais, perda de clientes, imagem negativa, custos de remediação etc.
Para tanto, faz-se necessário conhecer e aprimorar a visão integrada entre gestão, governança e compliance para terceiros, com o objetivo de agregar valor aos negócios, por meio das melhores práticas de conduta, transparência e controles.

1. OBJETIVOS

  • Demonstrar aos participantes, os preceitos das melhores práticas para contratação, gestão, governança e compliance para terceiros (fornecedores, prestadores de serviços, agentes intermediários e associados);
  • Abordar e esclarecer o conceito de “corresponsabilidade” da organização, mediante as atitudes dos seus terceiros contratados;
  • Avaliar os principais aspectos de riscos na contratação de terceiros, para evitar que a organização tenha custos e desgastes desnecessários;
  • Fornecer procedimentos e técnicas na prevenção e combate a fraudes;
  • Preservar a segurança da informação dos negócios;
  • Esclarecer e reforçar a importância da prática do Due Diligence na gestão de terceiros;
  • Conhecer, desenvolver e aprimorar a visão de gestão, governança e compliance para terceiros.

2. CARGA HORÁRIA

8 horas.

3. PÚBLICO ALVO

Profissionais das áreas de compras, fornecedores, gestão de terceiros, novos negócios, RH, jurídico, compliance, controles internos, auditoria e demais interessados sobre o tema.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Legislação aplicável
  • Definição e Categorias de Terceiros
  • O Papel do Terceiro na Prevenção a Atos Ilícitos nas Organizações
  • Riscos, Gestão e Controles Internos para Terceiros
    • Contrata um terceiro por quais razões? Conhece e confia? Monitora? Até onde se pode controlar o terceiro? Sabe de quem é a responsabilidade? Sabe quanto o seu terceiro se utiliza de serviços de terceiros?
    • Due Diligence: Etapas e Requisitos de Gestão de Terceiros
    • Áreas cinzentas e danos colaterais
  • Boas Práticas de Compliance para Gestão de Terceiros
  • Estudos de Casos, Dinâmicas em Grupo, Debates e Conclusões

LEGISLAÇÃO

  • Lei 12.846/15 – Anticorrupção
  • Lei 12.850/13 – Crime Organizado
  • Lei 9.613/98 – Prevenção à Lavagem de Dinheiro
  • Lei 8.666/93 – Licitações

5. METODOLOGIA

Exposição participativa dos temas por meio de conceitos, estudo da legislação, reflexões sobre casos de grande repercussão e dinâmicas em grupo.

6. INVESTIMENTO/INSCRIÇÕES

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